COVID-19 – Ambiente colaborativo aliado a qualidade/garantia operacional

Momentos como os que estamos vivenciando com o COVID-19, nos remete a situações nas quais muitas vezes não estávamos preparados.

Isolamento, Home Office, falta de proximidade física entre as pessoas e times e outras situações, que nos tiram da zona de conforto e muitas vezes expõem empresas e equipes a cenários jamais vividos, e nesse momento algumas fraquezas ficam mais latentes ou até mesmo conhecemos fraquezas que jamais pensamos existir.

De forma urgente as empresas precisaram, mandar seus colaboradores para suas casas, trabalhar de home office e nesse momento, as empresas identificaram algumas fraquezas.

Essas fraquezas demonstraram dois grandes pilares básicos que no final do dia garantem a saúde e o negócio de uma empresa: colaboração e qualidade operacional e processos.

As fraquezas vieram a tona de repente, times não estão mais próximos, não está mais tão fácil acessar seu parceiro de equipe ou de trabalho, pois os mesmos não estão mais presencialmente disponíveis para resolver um problema que surge.

Muitas vezes as empresas, não tem uma ferramenta pra fazer gestão fim-a-fim da sua operação, ou até mesmo ferramentas capazes de unir as pessoas em um lugar só, dando visibilidade para que sejam capazes de resolverem ou entenderem o que está acontecendo, afinal agora cada um está na sua casa, tentando explicar ou entender o que aconteceu sobre aquele problema, conversando em um chat ou apenas numa chamada de vídeo com seu parceiro de trabalho.

Alguém se identificou com isso?

Nesse momento não sabemos se é só o começo, o meio ou já estamos próximo do final dessa crise, porém conseguimos tirar aprendizados dessa situação e também das ações que tomamos mediante as necessidades que fomos expostos com urgência. Sabemos que depois da tempestade, vem a bonança, e teremos evoluído como pessoas, profissionais, empresas, sociedade, país e mundo, mas conseguimos adiantar alguns aprendizados nesse exato momento, onde a dor aparece quando não estávamos preparados. E o aprendizado que tiro nesse momento é, que pessoas conectadas e trabalhando dentro de um ambiente colaborativo, conseguem manter e garantir que empresas, negócios e serviços estejam em pleno funcionamento, pois a tecnologia está ao nosso favor e precisamos explorar cada vez mais seu potencial, para que em crises como essa estejamos cada vez mais preparados, firmes e fortes.

Parece óbvio, mas a situação mostra algumas empresas despreparadas para momentos assim, e mesmo as mais preparadas identificam oportunidades de evoluir e melhorar, ou seja, a necessidade de evolução deve ser pauta constante das empresas e seus executivos.

Os Heads, gestores, coordenadores e empresa como um todo precisam pensar no uso da tecnologia com mais afinco, proporcionando que soluções façam o trabalho operacional dos colaboradores e principalmente pensem nessas soluções com o direcionamento para estarem ligadas aos pilares de colaboração e garantia da qualidade operacional, daquilo que entrega para seu cliente interno ou externo.

Por Henrique Brugugnoli

Manager of Software Solutions Office na N&DC Systems Integrator

N&DC Systems IntegrationCOVID-19 – Ambiente colaborativo aliado a qualidade/garantia operacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *