A importância da segurança física de instalações para proteção de dados

Proteger dados importantes, informações confidenciais, redes, software, equipamentos, instalações, ativos da empresa e pessoal é o objetivo da segurança física de instalações.

Existem dois fatores pelos quais a segurança pode ser afetada. Primeiro ataque natural, como inundação, incêndio, flutuação de energia, etc. Embora as informações não sejam mal utilizadas, é muito difícil recuperá-las podendo ocorrer perda permanente de dados.

O segundo é o ataque da parte mal-intencionada, que inclui terrorismo, vandalismo e roubo de dados. Toda a organização enfrenta diferentes tipos de ameaças à segurança física.

A proteção das instalações é muito importante, mas é geralmente negligenciada pela maioria das organizações. A segurança é necessária se você não deseja que ninguém roube suas informações ou as destrua, em caso de calamidade natural ou roubo físico de dados.

O motivo pode ser qualquer coisa, o invasor fazendo isso para ganho pessoal ou financeiro, em busca de vingança ou você era o alvo vulnerável disponível.

Se essa segurança não for mantida adequadamente, todas as medidas de segurança serão inúteis depois que o invasor conseguir obter acesso físico.

A importância da segurança física de instalações

Basicamente, a segurança física de instalações é a proteção de pessoal, hardware, software, redes e dados de ações físicas e eventos que podem causar sérias perdas ou danos a uma empresa, agência ou instituição.

Isso inclui proteção contra incêndio, inundação, desastres naturais, roubo, vandalismo e terrorismo. Embora a maioria deles seja coberta por seguro, a priorização da defesa das instalações na prevenção de danos evita a perda de tempo, dinheiro e recursos devido a esses eventos.

A estrutura de proteção é composta por dois componentes principais: controle de acesso e vigilância. O sucesso do programa de segurança física de instalações de uma organização muitas vezes pode ser atribuído a quão bem cada um desses componentes é implementado, melhorado e mantido.

Controle de acesso

A chave para maximizar as medidas de defesa de uma pessoa é limitar e controlar o que as pessoas têm acesso aos locais, instalações e materiais.

O controle de acesso abrange as medidas tomadas para limitar a exposição de certos ativos apenas ao pessoal autorizado.

Exemplos dessas barreiras corporativas geralmente incluem crachás de identificação, teclados e guardas de segurança. No entanto, esses obstáculos podem variar muito em termos de método, abordagem e custo.

O prédio costuma ser a primeira linha de defesa para a maioria dos sistemas de segurança física de instalações. Itens como cercas, portões, paredes e portas atuam como impedimentos físicos à entrada de criminosos.

Fechaduras adicionais, arame farpado, medidas de segurança visíveis e sinais reduzem o número de tentativas casuais realizadas por cibercriminosos.

Controles de acesso mais sofisticados envolvem uma abordagem com suporte de tecnologia. Scanners e cartões de identificação são métodos de autenticação física que as equipes de segurança podem usar para verificar as identidades de indivíduos que entram e saem de várias instalações.

Usando obstáculos colocados taticamente, as organizações podem dificultar o acesso de invasores a ativos e informações valiosas. Da mesma forma, essas barreiras aumentam o tempo que leva para os atores da ameaça realizarem atos de roubo, vandalismo ou terrorismo.

Quanto mais obstáculos existem, mais tempo as organizações têm para responder às ameaças à segurança física e contê-las.

Vigilância

Este é um dos componentes de segurança física mais importantes para prevenção e recuperação pós-incidente.

Vigilância, neste caso, refere-se à tecnologia, pessoal e recursos que as organizações usam para monitorar a atividade de diferentes locais e instalações reais e com capacidade de monitorar e controlar aplicativos, dispositivos e usuários em tempo real.

Esses exemplos podem incluir guardas de patrulha, sensores de calor e sistemas de notificação.

O tipo mais comum de vigilância são as câmeras de circuito fechado de televisão com uso de câmeras que gravam a atividade de uma combinação de áreas.

O benefício dessas câmeras de vigilância é que elas são tão valiosas para capturar o comportamento criminoso quanto para evitá-lo. Os atores de ameaças que veem uma câmera estão menos inclinados a arrombar ou vandalizar um prédio por medo de ter sua identidade gravada.

Da mesma forma, se um determinado ativo ou equipamento for roubado, a vigilância pode fornecer a evidência visual necessária para identificar o culpado e suas táticas.

Temperatura ambiente

Os servidores são muito sensíveis à temperatura. Você deve manter uma certa faixa de temperatura para mantê-los funcionando bem. Este limite de temperatura pode variar dependendo do tamanho do seu data center, da idade do seu equipamento e da sua localização geográfica.

Os sensores de temperatura ambiente detectam rapidamente os sinais de superaquecimento para ajudá-lo a evitar o tempo de inatividade.

Além da temperatura, o nível de umidade no data center também é importante na segurança das instalações. Se a umidade cair muito, isso pode resultar em descarga eletrostática.

Se a umidade subir muito, isso leva ao acúmulo de umidade. Os sensores de temperatura ambiente alertam quando a umidade atinge um nível fora da faixa designada, para você poder ajustar os níveis de umidade antes que ocorram problemas.

Importância da segurança física e estrutural da rede

Uma empresa precisa de controle administrativo, técnico e físico para administrar sua organização sem problemas.

Os controles administrativos incluem construção, localização do local, resposta a emergências e controles técnicos incluem câmera, cartões inteligentes para acesso, guardas, enquanto as restrições físicas consistem em alarmes de intrusão e segurança de perímetro e controle da temperatura ambiente.

A segurança física e estrutural é geralmente esquecida quando se trata de segurança. A maioria das empresas tende a cuidar dos aspectos técnicos e administrativos da segurança.

Todos os firewalls, sistema de detecção de intrusão, criptografia e outras medidas de segurança seriam inúteis se alguém fosse capaz de invadir e roubar os ativos ou dados importantes.

Além disso, uma mudança na temperatura ambiente no data center também pode resultar em tempo de inatividade causado por superaquecimento, danos ao hardware devido ao acúmulo de umidade ou falha completa do sistema. Com o equipamento de rastreamento correto, você pode detectar e solucionar problemas de temperatura ambiente de forma rápida e eficiente. Com gerenciamento integrado de vários sites físicos por meio de um único console da Web intuitivo, supervisão e alertas automáticos.

Com a N&DC, sua empresa pode contar com a infraestrutura de rede empresarial segura e adaptada aos desafios atuais, mitigando os riscos da proteção de dados, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações e operações de negócio, além de um ambiente adequado para o funcionamento de toda sua estrutura de tecnologia, com capacidade de monitorar e controlar aplicativos, dispositivos e usuários em tempo real.

Para saber como garantir a segurança da informação em sua empresa, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas.

 

N&DC Systems IntegrationA importância da segurança física de instalações para proteção de dados

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade