A importância do Controle de Acesso à Rede (NAC)

A segurança da rede é composta por diversas camadas sendo elas (Proxy, Anti-virus, Firewall e etc..), entre essas camadas, podemos destacar a que está diretamente ligada ao usuário e a seu acesso.

A camada de Network Access Control (NAC) é uma solução necessária, pois é responsável por gerenciar e aplicar as políticas de controle e acesso.

Na prática, significa que essa solução agirá como um porteiro em sua rede, verificando a identidade dos usuários e correlacionado com os dados que estão no servidor LDAP e consequentemente, negando o acesso a quem não possuir uma credencial válida.

As principais funcionalidades de uma solução de NAC são:

 Autenticação 802.1x: Responsável por controlar o acesso a rede baseado em portas, possibilitando que o usuário se conecte a rede utilizando seu respectivo usuário e senha e/ou um certificado digital.

 Profile: Consiste na capacidade de levantar os dispositivos, seu tipo, seu comportamento e o usuário que está utilizando. Com isso, além de aumentar a visibilidade na rede e possível criar políticas baseadas nestes grupos de dispositivos.

Postura: Permite que o usuário se conecte a rede apenas se estiver em acordo com as políticas da empresa. Ex: o dispositivo se conectará apenas se o sistema operacional estiver com todas as atualizações instaladas, antivírus atualizado e etc.

Fonte:  Paulo Melo (Arquiteto de Soluções N&DC)

N&DC Systems IntegrationA importância do Controle de Acesso à Rede (NAC)

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *