A sua carga de trabalho está na nuvem? Você sabe como se proteger?

Muitas empresas que estão migrando para a nuvem descobrem posteriormente que precisam usar nuvens públicas e privadas, além de diferentes provedores, para atender a diferentes requisitos. Em outras palavras, a ampla variedade de requisitos de negócios resulta na necessidade de várias ofertas de nuvem, cada uma focada em um determinado conjunto de serviços.

Ao mesmo tempo, as empresas percebem que possuir serviços em nuvem não integrados não é uma estratégia ideal para seus negócios. O motivo é que isso cria silos de serviços/dados. Assim, levando a novos desafios de segurança da informação e aumentando a complexidade da gestão da carga de trabalho na nuvem.

O conceito de multicloud foi desenvolvido para resolver esses problemas. Em contraste com várias nuvens díspares, o multicloud permite o gerenciamento unificado de diferentes serviços em nuvem como um pool integrado para cada tipo de recurso, independentemente da localização do recurso.

Este artigo mostra os desafios da gestão de múltiplos provedores e os benefícios do gerenciamento multicloud para sua carga de trabalho na nuvem! Não perca!

Desafios no gerenciamento da carga de trabalho na nuvem

Uma pesquisa da IDC descobriu que uma esmagadora maioria (90%) das empresas, atualmente, relata que sua organização está usando, atualmente, mais de uma nuvem em sua infraestrutura.

Nesse cenário, a estratégia de várias nuvens e a mudança para ambientes de TI híbridos estão se tornando mais comuns. Além disso, trazem um conjunto de desafios que os líderes de tecnologia podem ou não esperar. Conheça abaixo quais são eles:

  1. Custo

Muitas empresas sofrem com as grandes despesas de uso de serviços em nuvem devido ao gerenciamento deficiente da carga de trabalho. Em várias nuvens, as organizações usam vários serviços de diferentes provedores. Muitas vezes, torna-se difícil utilizar todos os serviços conforme a demanda e, portanto, as empresas têm que pagar pelos serviços que não foram usados.

  1. Desempenho

A equipe de TI é responsável por garantir que todos as aplicações na nuvem mantenham um alto nível de desempenho. Com um ambiente de várias nuvens, a escala de dados que precisam ser monitorados é aumentada, o que dificulta o trabalho dos profissionais da área.

  1. Expansão da nuvem

Ao adotar a estratégia de várias nuvens, as organizações precisam evitar a proliferação de aplicativos. A expansão da nuvem (também chamada de cloud sprawl) ocorre quando os usuários não conseguem encerrar instâncias ou serviços de computação em nuvem não utilizados. O principal motivo é que as cargas de trabalho se movem entre as nuvens com frequência. Isso cria problemas de visibilidade de recursos.

Por exemplo, em uma organização, os funcionários podem preferir uma nuvem em particular para cargas de trabalho específicas e essa escolha pode não ser consistente em toda a organização. Isso significa que o mesmo aplicativo pode ser aberto em várias plataformas de nuvem pública.

  1. Migração

Para a maioria das organizações, a migração para o multicloud é um desafio significativo, especialmente quando envolve vários data centers, locais remotos e usuários móveis. Garantir o acesso seguro aos ativos da nuvem com redes legadas geralmente leva a duas opções — backhaul do tráfego da nuvem para um ponto de acesso central à internet ou envio do tráfego da nuvem diretamente para a internet.

O planejamento desempenha um papel importante no processo de migração. A solução certa de gerenciamento multicloud pode ajudá-lo a migrar aplicativos com padrões e políticas existentes em sua nova rede em nuvem.

  1. Conformidade

Como a nuvem fornece agilidade e flexibilidade, ela também interrompe o processo de planejamento e aprovação, o que dá origem a problemas de conformidade em ambientes de várias nuvens. Isso, por sua vez, leva à Shadow IT (uso indiscriminado de recursos sem aprovação da TI da empresa), estouro de orçamento e problemas de segurança.

As organizações precisam definir padrões para o consumo de serviços e recursos em nuvem conforme definem seus processos de negócios. Com o modelo de responsabilidade compartilhada da nuvem, escolher a configuração certa para serviços e recursos, otimizar a utilização e custo e proteger os dados é dever dos consumidores da nuvem.

  1. Segurança de dados

Assim como acontece com seus próprios data centers, em várias nuvens você também deve ter uma estrutura de segurança na qual confiar. Quanto mais níveis um invasor precisa penetrar para acessar um recurso valioso, maiores são as chances de o ataque não ter êxito.

Consequentemente, você deve projetar seu serviço para ter várias camadas protegendo todos os dados confidenciais. Dessa forma, você pode garantir que, se uma medida de segurança for violada, outros obstáculos serão colocados para manter o invasor longe.

Os benefícios do gerenciamento multicloud

O gerenciamento multicloud é uma prática de desenvolvimento de fluxos de trabalho consistentes para o gerenciamento de provisionamento de infraestrutura, segurança, conectividade e descoberta de serviço em plataformas de nuvem.

Um gerenciamento multicloud bem definido fornece a visibilidade necessária para evitar desafios que levam a uma arquitetura complexa de várias nuvens. Isso permite que a organização atinja os seguintes objetivos:

  • Recursos de autoatendimento: os recursos de autoatendimento eliminam os processos tradicionais relacionados ao provisionamento de recursos de TI;
  • Automação do fluxo de trabalho: o gerenciamento da carga de trabalho na nuvem permite a automação do fluxo de trabalho. As organizações podem realizar etapas acionáveis ​​necessárias para criar e gerenciar instâncias de computação, sem intervenção humana;
  • Análise da nuvem: ao fazer análise e monitoramento da carga de trabalho na nuvem, as organizações podem usar os melhores serviços disponíveis de acordo com os requisitos. Além disso, com o uso de métricas, as organizações podem mudar de provedores de nuvem ou migrar cargas de trabalho de nuvens públicas para privadas se não obtiverem um desempenho ideal.

As empresas têm mais probabilidade de melhorar o desempenho, a confiabilidade, a contenção de custos e a sustentabilidade ambiental da computação em nuvem ao aderirem às práticas de gestão multicloud.

A N&DC te auxilia com a adotar as melhores soluções para gerenciamento da sua carga de trabalho na nuvem com base na sua necessidade para otimizar seu ambiente na nuvem.

Fale com nossos especialistas!

N&DC Systems IntegrationA sua carga de trabalho está na nuvem? Você sabe como se proteger?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade