O que é o Controle de Acesso à rede e quais as vantagens para a sua empresa?

Dada a complexidade do tema da segurança da informação no mundo de hoje, muitas organizações sentem a necessidade de abordá-la de vários ângulos. É comum que, para isso, empresas busquem soluções isoladas de diferentes fornecedores, que não se comunicam entre si.

Assim, a falta de centralização das soluções de segurança pode gerar diversos problemas, como lacunas que podem ser aproveitadas por hackers para obter acesso a dados confidenciais. Por isso, a tendência atualmente é contar com uma abordagem unificada conhecida como controle de acesso à rede, ou NAC, do inglês Network Access Control.

As soluções NAC permitem aumentar a segurança geral de sua infraestrutura interna. Um único produto NAC pode não bloquear todos os ataques cibernéticos em potencial, mas reduzirá significativamente o nível de risco ao qual a organização está exposta.

Neste artigo, explicamos como esse tipo de solução funciona e quais os benefícios para você, que quer otimizar os níveis de segurança na organização. Acompanhe!

O que é controle de acesso à rede?

O controle de acesso à rede (NAC) se refere à soluções que ajudam a aumentar a segurança de uma rede, limitando a disponibilidade de recursos e dados que os usuários podem ter acesso. O NAC funciona sob o princípio do menor privilégio, que diz que um usuário só deve ter acesso ao que for estritamente necessário para realização do trabalho.

Uma solução de controle de acesso à rede convencional realiza funções como autenticação e autorização para usuários em potencial, confirmando as informações de logon.

O NAC restringe os dados que podem ser acessados por usuários individuais e implementa aplicativos contra ataques, como software antivírus, firewalls e programas de detecção de Spyware.

A solução também pode regular e restringir o que os usuários individuais podem fazer depois de se conectarem.

Atualmente, vários fornecedores líderes de rede e TI fornecem soluções de controle de acesso, com destaque para a Cisco, líder do Quadrante Mágico do Gartner com sua solução Cisco Identity Services Engine (ISE).

Por que utilizar o controle de acesso à rede?

Está se tornando uma necessidade crescente possuir as ferramentas que fornecem os recursos de controle de acesso, visibilidade e conformidade essenciais para fortalecer a infraestrutura de segurança de rede. Isso porque, atualmente, se espera que as organizações respondam pelo crescimento exponencial dos dispositivos móveis que acessam suas redes e pelos riscos à segurança que eles trazem.

Um sistema NAC é importante porque nega acesso à rede a dispositivos não compatíveis, dá a eles acesso restrito a recursos de computação ou os coloca em uma área de quarentena, evitando que endpoints inseguros infectem a rede.

Isso é especialmente importante para empresas que lidam com um número alto de fornecedores e parceiros. Para ter sucesso em um setor de ritmo acelerado, as empresas precisam ser capazes de se integrar de maneira fácil e eficiente com eles. Às vezes, isso pode ser feito por meio do compartilhamento de feeds de dados brutos, mas, em muitos casos, uma verdadeira integração rede à rede é necessária para uma experiência perfeita.

Uma solução NAC inclui um cliente de rede privada virtual (VPN) para permitir que usuários externos acessem recursos internos por meio de um canal seguro. Ela ainda registra as atividades desses usuários para que você possa monitorar qualquer atividade suspeita.

Quais são os recursos gerais de uma solução NAC?

As soluções NAC têm o potencial de ajudar as organizações a controlar o acesso às suas redes por meio dos seguintes recursos:

  • Acesso de convidados à rede: cuida dos usuários convidados (guest users) por meio de um portal de autoatendimento personalizável que compreende autenticação de convidados, registro e um portal de gerenciamento de acessos;
  • Verificação da postura de segurança: avalia a conformidade com a política de segurança por tipo de dispositivo, tipo de usuário e sistema operacional;
  • Resposta à incidência: envolve a mitigação de ameaças baseadas na rede, empregando políticas de segurança capazes de bloquear, isolar e reparar máquinas incompatíveis sem a atenção do administrador;
  • Integração bidirecional: com o NAC, é possível incorporar outras soluções de segurança e rede por meio de API aberta;
  • Gerenciamento do ciclo de vida da política: impõe políticas para todos os cenários operacionais, sem a necessidade de produtos separados ou módulos adicionais;
  • Criação de perfil e visibilidade: reconhece e cria perfis de usuários e seus dispositivos antes que qualquer dano possa ser causado por código malicioso.

As vantagens do uso de uma solução de controle de acesso à rede

Segurança aprimorada

A segurança é maximizada quando os protocolos são configurados para autenticar usuários finais e dispositivos móveis para melhorar sua visibilidade dentro do sistema. Ameaças de malware e acesso não autorizado são monitorados e regulados mais facilmente a partir de um centro de gerenciamento central.

Economia de custos

Para grandes organizações, seus recursos de rede estão regularmente sob ameaça de invasão de malware e terceiros não autorizados. A perda de dados pode custar milhões de dólares às empresas, juntamente com uma reputação manchada. Para evitar ser vítima dessas responsabilidades potenciais, um nível mais alto de segurança pode ser estabelecido com o controle de acesso à rede para fornecer uma rede mais segura para todas as partes interessadas.

Automação

Na ausência de controle de acesso à rede, os dispositivos móveis e os usuários finais são avaliados e verificados manualmente para garantir que atendam aos requisitos da política de segurança. Capaz de lidar com vários dispositivos terminais que se esforçam para se conectar à rede, o controle de acesso à rede automatiza esse processo, criando tempos de processamento mais rápidos.

Experiências de TI aprimoradas

O controle de acesso à rede protege os recursos da rede contra acesso não autorizado. Isso ajuda muito a melhorar a experiência do usuário final. Ele restaura a confiança deles no acesso à rede de uma organização habilitada para NAC. Isso também significa menos trabalho para administradores de TI.

Facilidade de controle

O controle de acesso à rede dá a uma organização uma vantagem para determinar qual dispositivo ou usuário acessa sua rede. Além disso, o limite que eles podem atingir é regulamentado. Isso protege efetivamente os recursos da rede contra infiltrações por pessoas não autorizadas.

Conforme uma organização cresce, ela enfrenta naturalmente maior exposição a violações de segurança em sua rede e outros recursos. Este crescimento envolve um aumento no número de dispositivos de endpoint que acesso à rede. O controle de acesso impede qualquer efeito negativo que isso possa representar para a organização, fortalecendo sua segurança.

Gostou do nosso artigo?  Entre em contato e fale com os nossos especialistas e veja também como a visibilidade de rede pode trazer mais segurança para os dados em sua empresa! 

N&DC Systems IntegrationO que é o Controle de Acesso à rede e quais as vantagens para a sua empresa?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade