O que é Zero Trust Network Access e por que é importante para a segurança das empresas?

Em organizações com funcionários remotos, a produtividade depende principalmente do acesso seguro e confiável a aplicativos, serviços e dados através da Internet de qualquer dispositivo, local ou horário. Ainda assim, a Internet pode expor endereços IP e criar riscos de segurança devido à confiança implícita e uma série de vulnerabilidades.

Basicamente, o acesso à rede de confiança zero (Zero-trust network access – ZTNA) oculta a localização através do endereço IP e usa autenticação baseada em identidade para estabelecer confiança e fornecer acesso.

O ZTNA adapta adequadamente o acesso a aplicativos ou dados específicos em um determinado momento, local ou dispositivo. Desta forma, o Zero-trust network access fornece às equipes de TI controle centralizado e flexibilidade aprimorada para proteger ambientes de tecnologia altamente distribuídos.

Na prática, ZTNA é um conceito, e não um produto específico. Vários fornecedores de TI, rede e segurança implementam o Zero-trust network access de maneiras diferentes. Com o tempo, esses fornecedores implementarão o acesso à rede de confiança zero para substituir a antiga infraestrutura de VPN e como parte de uma arquitetura geral do Secure Access Service Edge (SASE).

Os desafios do antigo modelo de segurança de rede

Muitas empresas dependem da Internet para o acesso dos usuários aos aplicativos, seja no local por meio de uma VPN ou acesso direto à Internet baseado em nuvem. O acesso à Internet expõe endereços IP, que podem localizar usuários e recursos, os revelando para ataques.

Essa visibilidade, combinada com um modelo que confia implicitamente nos usuários e dispositivos, torna a rede, usuários e dispositivos vulneráveis.

O enorme crescimento da força de trabalho remota a partir de 2020 ampliou as fraquezas do antigo modelo de segurança. Os usuários normalmente trabalham em casa utilizando dispositivos e redes Wi-Fi não seguros, acessando aplicativos diretamente pela Internet. A tecnologia VPN foi projetada principalmente para aplicativos baseados em empresas, não ambientes de nuvem, difícil de dimensionar, gerenciar e solucionar problemas.

A falta de um verdadeiro perímetro de segurança significa que os usuários não devem e não podem confiar nas conexões internas em suas redes.

Os produtos e serviços da ZTNA criam acesso baseado em identidade e contexto, pois a rede de confiança zero oculta recursos da descoberta e fornece acesso por meio da autenticação, que atua como um mediador entre aplicativos específicos e usuários autorizados.

Além disso, o ZTNA fornece controle centralizado, com escalabilidade e flexibilidade para oferecer aos usuários acesso apropriado de acordo com seus dispositivos, locais e horários do dia.

De fato, os dispositivos IoT e os equipamentos do usuário não são visíveis diretamente da Internet, reduzindo assim a superfície de ataque. O ZTNA pode identificar comportamento anômalo, como tentativa de acesso a dados restritos, downloads de quantidades incomuns de dados ou acesso em horário incomum.

ZTNA para equipes de TI e segurança corporativas

Funcionários e parceiros de negócio precisam de acesso a aplicativos corporativos e baseados em nuvem a qualquer hora, lugar e em qualquer dispositivo. Dispositivos IoT relativamente inseguros devem se conectar com segurança à rede corporativa e ambientes em nuvem.

A falta de um perímetro de segurança e as desvantagens de tecnologias obsoletas, a exemplo das VPNs, criaram a necessidade de arquiteturas de confiança zero. O ZTNA fornece segurança para aplicativos, usuários remotos e dispositivos IoT. Seus princípios pontos de verificação para todos os acessos fazem sentido para a maioria das organizações.

Desta forma, o ZTNA pode substituir o acesso VPN e tornar o suporte a um grande número de usuários remotos mais fácil e seguro. O Zero Trust Network Access é mais uma capacidade do que um produto e provavelmente será implementado gradualmente ao longo do tempo como parte de uma migração para uma arquitetura baseada em SASE.

Com a N&DC sua empresa pode contar com a infraestrutura de rede empresarial segura e adaptada aos desafios atuais, mitigando os riscos da proteção de dados, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações e operações de negócio, além de um ambiente adequado para o funcionamento de toda sua estrutura de tecnologia.

Se você estiver sob ataque, ou queira saber como garantir a segurança da rede da sua empresa e seus colaboradores, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas.

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 20 anos oferecendo tecnologia de ponta.

Conta com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua, sempre visando no desenvolvimento de soluções de TI focando na excelência em atendimento e prestação de serviços” e apoiando nossos clientes do início ao fim.

O objetivo de toda equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam as necessidades atuais do mercado de TI com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade.

Tecnologia de forma simples, segura e completa!

Para saber como garantir a segurança da informação em sua empresa, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas.

N&DC Systems IntegrationO que é Zero Trust Network Access e por que é importante para a segurança das empresas?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade