Sua equipe tem a ferramenta de colaboração certa para trabalhar de qualquer lugar?

A pandemia COVID-19 gerou um rápido aumento no número de aplicativos de colaboração que entram no local de trabalho, à medida que as organizações reagem à ampla mudança para o trabalho remoto.

Um total de 41% das 476 empresas que participaram do recente estudo de pesquisa global “Workplace Collaboration: 2021-22” da Metrigy, empresa especializada de consultoria estratégica, usam mais de um aplicativo de reunião.

Quase 38% implantaram vários aplicativos de colaboração em equipe e mais de 15% têm mais de um sistema telefônico. Dos 58% que usam a colaboração em equipe, mais da metade está permitindo acesso externo aos espaços da equipe ou planejando fazê-lo até o final de 2021.

Todo esse cenário de mudança e transformação do ambiente de trabalho nos leva a seguinte pergunta: quão seguras são as ferramentas de colaboração?

Conforme o número de aplicativos aumenta, os desafios de segurança da ferramenta de colaboração também aumentam por uma variedade de razões

Os recursos de segurança disponíveis em aplicativos de colaboração variam muito. Alguns oferecem políticas refinadas que controlam a participação em reuniões, compartilhamento de arquivos, bate-papo e acesso externo, enquanto outros têm recursos mais limitados.

Os fornecedores têm se movido cada vez mais para oferecer criptografia de ponta a ponta, mas com as chaves mantidas pelo cliente, esse recurso ainda não está disponível em todos os aplicativos.

Os provedores de aplicativos continuam adicionando recursos para fazer melhorias. Por exemplo, um aplicativo de reunião moderno permite a criação de transcrições, bate-papo com participantes e compartilhamento de arquivos, todos criando risco potencial de vazamento de dados e perda de controle de dados.

Os principais riscos de segurança, entretanto, são o acesso não autorizado a reuniões, a exemplo do Zoombombing, quando participantes indesejados invadem e interrompem sua reunião, e a exposição ou roubo de informações geradas pelas equipes armazenadas em espaços de colaboração ou gerados por eles.

A falta de recursos de segurança consistentes, juntamente com o crescimento de aplicativos e recursos de colaboração criam desafios crescentes na tentativa de habilitar e aplicar políticas consistentes e no estabelecimento de visibilidade ponta a ponta para identificar e mitigar ameaças antes ou depois que elas ocorram.

Além disso, as empresas enfrentam riscos de segurança adicionais direcionadas às plataformas de colaboração que incluem o seguinte:

  • Ataques de fraude de tarifação contra infraestrutura de comunicação que podem resultar em despesas financeiras elevadas.
  • Ataques de negação de serviço contra redes e aplicativos locais que interrompem o acesso.
  • A necessidade de fazer cumprir as políticas que regem o uso adequado dos canais de colaboração, interna e externamente, como a identificação e prevenção de linguagem potencialmente abusiva ou inadequada.

A luta pela segurança de TI por líderes de negócios se equilibra entre a obrigação de proteger a empresa e a força de trabalho, junto com a necessidade de prover colaboração virtual eficaz.

Infelizmente, de acordo com a pesquisa Metrigy, apenas 41% dos participantes do estudo têm um plano de segurança de colaboração proativo no local de trabalho. Outros 31% estão avaliando se devem criar um plano ou planejam implementá-lo até o final de 2021.

Além de ter um plano, as empresas podem se beneficiar do uso de plataformas projetadas especificamente para permitir a aplicação e o gerenciamento de políticas de segurança centralizadas em uma variedade de aplicativos de colaboração diferentes.

Quando se trata de segurança, confie na Webex

Quando se trata de um ambiente de colaboração protegido, o Cisco Webex tem segurança e privacidade embutidas em seu DNA. A Cisco investiu pesadamente na construção de uma cultura de segurança com as verificações e equilíbrios corretos.

O Webex escolhe configurações padrão seguras prontas para usar, permitindo assim que os usuários comecem a colaborar livremente sem se preocupar com as configurações. Ao mesmo tempo, o Webex oferece uma ótima experiência ao usuário – que não compromete a segurança. Isso é colaboração sem concessões. Essa é a diferença de segurança da Cisco.

A plataforma Webex protege as informações do usuário sem comprometer os recursos essenciais, como a pesquisa segura de conteúdo armazenado e compartilhado.

Além disso, a criptografia de ponta a ponta do Cisco Webex mantém suas mensagens, documentos e conteúdo do quadro de comunicações criptografadas de um dispositivo para outro.

E você pode integrar o Webex com seus aplicativos existentes de prevenção contra perda de dados para manter suas informações confidenciais seguras.

Webex faz tudo

Ofereça videoconferências, chamadas e colaboração em equipe de forma confiável. Permitir experiências de usuário agradáveis, maximizando o uso com ferramentas de gerenciamento e análise.

Mantenha as informações seguras e compatíveis com a conformidade, sem sacrificar os recursos essenciais. Dê um passo em direção à nuvem, mesmo se você tiver uma infraestrutura local. Com o Webex, estamos com você em todas as etapas do caminho.

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 19 anos oferecendo tecnologia de ponta, contando com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua.

Sempre visando o desenvolvimento de soluções de TI focando na satisfação de seus clientes, a N&DC atende com agilidade, qualidade e comprometimento. O objetivo de toda nossa equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam às necessidades atuais do mercado de TI.

 

N&DC Systems IntegrationSua equipe tem a ferramenta de colaboração certa para trabalhar de qualquer lugar?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade