Veja como o ransomware atua e como evitá-lo

Ataques de ransomware estão ocorrendo globalmente e ninguém está seguro. À medida que a tecnologia avança, também avançam os golpistas e os cibercriminosos. A exemplo do uso da pandemia de Covid-19, os ataques exploram estratégias e pontos fracos que impactam usuários e dispositivos digitais, permitindo que os invasores acessem sistemas e arquivos.

Basicamente, Ransomware é um malware que sequestra todos os seus arquivos e sistemas, tornando sua empresa refém. torna os seus dados o sistema de um computador refém. Os invasores normalmente exigem que os usuários paguem um resgate para recuperar o acesso ao seu sistema. O ransomware é geralmente entregue como um anexo por e-mail, mas também pode ser baixado da web, em outros casos, os invasores conseguem explorar vulnerabilidades em seu ambiente e roubam seus dados antes de executar o sequestro (ataque).

Operando como um Trojan, o ransomware tem sua carga maliciosa entregue por outra fonte. Depois que a carga útil infecta um sistema, ele executa o download do malware para sua máquina.

Ele então vasculha o sistema do computador infectado em busca de arquivos vitais e os criptografa com uma chave de criptografia inquebrável. Isso bloqueia as vítimas de seus sistemas.

O computador da vítima é inútil, exceto para fazer uma coisa: pagar o resgate

Com alguns malwares, um computador pode ser inicializado usando uma unidade flash. Esta unidade possui um sistema operacional especial e software anti-malware para limpar o sistema infectado. Mas o ransomware assume o controle de um computador de tal forma que é difícil que a vítima consiga recuperar o sistema operacional.

E mesmo se a vítima puder obter acesso aos arquivos criptografados, eles serão inúteis porque estão criptografados. Para descriptografar arquivos e recuperar o acesso ao sistema, as vítimas precisam de uma chave de descriptografia, obtida pagando um resgate aos invasores.

O resgate é geralmente exigido em bitcoins ou outras criptomoedas porque são mais fáceis de movimentar.

Outras formas mais agressivas de ransomware exploram brechas de segurança para infectar um sistema, para que não precisem enganar os usuários. O malware também pode ser espalhado por meio de mensagens de bate-papo, unidades USB (Universal Serial Bus) removíveis ou plug-ins de navegador.

A criptografia é um dos recursos mais eficazes no ataque de ransomware hoje

Os invasores usam algoritmos de criptografia complexos para criptografar todos os dados salvos no dispositivo. Em comparação com os bloqueios de tela, a criptografia utilizada no ataque de ransomware coloca os dados da vítima em perigo mais imediato e não há garantia de que as informações retornem à vítima após a negociação.

Em ambos os casos, a vítima pode receber uma mensagem pop-up ou uma nota de resgate por e-mail avisando que, se a quantia exigida não for paga em uma data específica, a chave privada necessária para desbloquear o dispositivo ou descriptografar os arquivos serão destruídos.

Quais são os efeitos do ransomware nas empresas?

O impacto de um ataque de ransomware em uma empresa pode ser devastador e a adoção descuidada do home office diante da pandemia do novo coronavírus tem causado o aumento no número desses ataques e nos prejuízos causados por eles.

Alguns efeitos incluem o seguinte:

  • Perda de dados de uma empresa;
  • Comprometimento da marca;
  • Vazamento de informações, (LGPD);
  • Vazamento de informações de clientes, (LGPD);
  • Tempo de inatividade como resultado de infraestrutura comprometida;
  • Perda de produtividade como resultado do tempo de inatividade;
  • Perda de receita potencial;
  • Esforços de recuperação dispendiosos que potencialmente superam o próprio resgate;
  • Danos de longo prazo aos dados e à infraestrutura de dados;
  • Danos à reputação anterior de uma empresa como segura;
  • Perda de clientes e, no pior dos casos, o potencial de danos pessoais se a empresa lida com serviços públicos, como saúde.

Como você evita ataques de ransomware?

Para se proteger contra ameaças de ransomware e outros tipos de extorsão cibernética, os especialistas em segurança recomendam que os usuários façam o seguinte:

  • Faça backup de dispositivos de computação regularmente.
  • Faça um inventário de todos os ativos.
  • Atualize o software, incluindo software antivírus.
  • Faça com que os usuários finais evitem clicar em links em e-mails ou abrir anexos de e-mail de estranhos.
  • Evite pagar resgates.
  • Evite fornecer informações pessoais.
  • Não use dispositivos USB desconhecidos.
  • Use apenas fontes de download conhecidas.
  • Personalize as configurações do anti-spam.
  • Monitore a rede para atividades suspeitas.
  • Use uma rede segmentada.
  • Ajuste o software de segurança para verificar arquivos compactados e arquivados.
  • Desative a web após detectar um processo suspeito em um computador.

Embora os ataques de ransomware possam ser quase impossíveis de parar, indivíduos e organizações podem tomar medidas importantes de proteção de dados para garantir que os danos sejam mínimos e a recuperação seja o mais rápida possível.

Acima de tudo, as empresas devem treinar sua equipe para nunca abrir anexos de remetentes desconhecidos. Um bom software antivírus verifica todos os anexos quando eles chegam à caixa de entrada do usuário, mas se uma carga maliciosa passar, o bom senso deve prevalecer.

Mesmo que o anexo venha de um remetente conhecido, é uma boa ideia verificar se essa pessoa o enviou. Um método comum de replicação de malware é percorrer o catálogo de endereços de um usuário infectado e enviar código malicioso para cada endereço que encontrar. O ransomware também funciona assim.

Com a N&DC sua empresa pode contar com a infraestrutura de rede empresarial segura e adaptada aos desafios atuais, mitigando os riscos da proteção de dados, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações e operações de negócio, além de um ambiente adequado para o funcionamento de toda sua estrutura de tecnologia.

Se você estiver sob ataque, ou queira saber como garantir a segurança da rede da sua empresa e seus colaboradores, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas.

Sobre a N&DC

A N&DC é uma integradora de soluções de Tecnologia, Telecom e Serviços e vem atuando no mercado corporativo há 20 anos oferecendo tecnologia de ponta.

Conta com um time de profissionais capacitados, certificados, e com vasta experiência no setor em que atua, sempre visando no desenvolvimento de soluções de TI focando na excelência em atendimento e prestação de serviços” e apoiando nossos clientes do início ao fim.

O objetivo de toda equipe é continuar distribuindo soluções de tecnologia com alto desempenho para diversos segmentos, fornecendo infraestrutura, inovação e serviços de qualidade e que se adequam as necessidades atuais do mercado de TI com comprometimento, dedicação, honestidade e seriedade.

Tecnologia de forma simples, segura e completa!

Para saber como garantir a segurança da informação em sua empresa, entre em contato agora mesmo com os nossos especialistas.

N&DC Systems IntegrationVeja como o ransomware atua e como evitá-lo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade