Você sabe o que acontece na sua rede? Entenda o que é Network Visibility!

As redes corporativas estão se tornando cada vez mais complexas. Empresas de larga escala empregam centenas, senão milhares de trabalhadores que usam dispositivos conectados à internet diariamente.

Esses dispositivos são essenciais para que as empresas funcionem, não é mesmo. Contudo, uma infraestrutura de rede corporativa pode ser enorme e sua equipe de TI precisa manter a visibilidade total do que acontece nela.

Mas, como o Network Visibility entra nesse contexto? Para esclarecer essa e outras dúvidas, abaixo, explicamos os riscos que rondam sua rede e como garantir maior visibilidade para mitigar problemas na rede corporativa! Não perca!

Os riscos da falta de visibilidade na rede

Com a criptografia, a computação em nuvem, os novos processos de DevOps e a proliferação de dispositivos de IoT, a rede corporativa mudou inquestionavelmente, nos últimos tempos. A “nova rede” não é mais apenas uma rede. São APIs para SaaS; máquinas virtuais ou em diferentes nuvens e também o tráfego tradicional ou extensão em redes locais.

Portanto, não é de surpreender que esses esforços também estejam forçando a evolução das abordagens de segurança. Consequentemente, trazendo análises avançadas de tráfego de rede para o primeiro plano.

Entretanto, a crescente complexidade da rede cria um nevoeiro que limita a visibilidade e impede que as equipes de segurança implementem recursos efetivos de detecção e resposta às ameaças atuais.

Além disso, as equipes de segurança precisam acessar não apenas a direção tradicional do tráfego vertical (de dentro para fora da empresa), mas também a visibilidade no núcleo, entre escritórios, dentro do data center etc.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Censuswide, a grande maioria (89%) dos gestores de TI, em grandes empresas, estão lutando para ter visibilidade e dados confiáveis sobre o que acontece dentro das suas redes.

Enquanto a maioria das empresas olha para fora de seus muros ao avaliar sua postura de segurança cibernética, o maior risco para a segurança corporativa é a falta de visibilidade nos ambientes de rede internos. Com o perímetro de rede tradicional apagado pelas redes híbridas e uma força de trabalho móvel cada vez maior, a capacidade de identificar e mitigar ameaças nunca foi tão vital.

Network Visibility: a solução para seus problemas de visibilidade

A visibilidade da rede ou Network Visibility, em um nível básico, é o reconhecimento de todas as atividades e dados da sua rede. Ela permite expor e resolver pontos cegos em segurança, otimizar, reduzir ineficiências e ainda monitorar aplicativos e tráfego geral.

Ele fornece uma abordagem proativa à segurança, assim, ajudando você a detectar os pontos fracos da sua rede para aumentar e otimizar suas medidas.

Dessa forma, à medida que sua equipe está equipada e atenta a possíveis ataques, ela pode se defender melhor contra um número crescente de ameaças, consequentemente, protegendo os dados da empresa e dos clientes.

Ou seja, não importa o tamanho e a complexidade da rede da sua empresa, é necessária visibilidade total para as soluções e práticas de monitoramento de rede. Com o Network Visibility, sua empresa pode:

Ganhar visibilidade de rede ponta a ponta

Em suma, a visibilidade refere-se à capacidade da sua ferramenta de monitoramento de rede de ver uma transferência de dados na sua rede. Isto é, isso inclui onde os dados se originam, quem os solicita, para onde estão indo e qual o caminho necessário para chegar lá.

Quanto mais dispositivos e conexões em sua rede, mais difícil será acompanhar. No entanto, com uma ferramenta de monitoramento de rede, você conseguirá ver todas as etapas da transferência de dados, evitando que ocorra um erro crítico.

Descobrir problemas de desempenho e segurança

Um dos papéis da TI na organização é descobrir todos os problemas de desempenho e segurança que afetam a rede da empresa. No entanto, não é possível fazer isso sem visibilidade total da rede.

Nem todo problema afetará a totalidade da sua rede. Assim, ele pode estar isolado em uma pequena seção da sua infraestrutura. Porém, com uma solução de monitoramento, você obtém uma visão holística de toda a sua infraestrutura.

Dessa forma, a visibilidade também abrange o monitoramento em várias camadas que examina várias métricas diferentes. Logo, as ferramentas de monitoramento podem analisar o desempenho de uma rede em vários níveis, incluindo velocidade, perda de pacotes de dados, latência e taxa de transferência. Todas essas métricas fornecem informações que podem se tornar insights acionáveis.

Manter a visibilidade da rede em todas as tecnologias

Parte do motivo pelo qual as redes corporativas estão se tornando mais complexas é o aumento de tecnologias conectadas a elas. Tecnologias emergentes, como a computação em nuvem e a Internet das Coisas (IoT), estão dificultando que as ferramentas de monitoramento de rede herdadas atendam às crescentes necessidades dos negócios.

Por exemplo, os dispositivos IoT podem ter configurações diferentes das demais da sua infraestrutura; se sua ferramenta de monitoramento de rede puder reconhecer ou trabalhar com essa configuração, sua visibilidade será inevitavelmente confusa.

Esse dispositivo IoT pode se tornar um problema mais tarde, se prejudicar o desempenho ou for invadido por uma ameaça à segurança. Portanto, seu software de monitoramento precisa estar equipado para funcionar com todos os dispositivos e tecnologias que você apresentar à sua empresa.

Como mostrado neste artigo, os benefícios do aumento da visibilidade da rede podem afetar quase todos os aspectos da sua empresa e da sua equipe de TI. Assim, a adoção de uma abordagem proativa à segurança pode ajudar a detectar pontos fracos e atenuá-los com tecnologia ou serviços.

Essa otimização, em última análise, reforça a segurança da sua rede, reduzindo os custos das investigações para criar uma rede mais segura para sua empresa e clientes.

Gostou do nosso artigo? Que tal entrar em contato conosco para descobrir como podemos ajudar!

N&DC Systems IntegrationVocê sabe o que acontece na sua rede? Entenda o que é Network Visibility!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *